quarta-feira, 19 de junho de 2013

Evento - ABF Franchising Expo 2013

A Maior Feira de Franquias do Mundo

A cidade de São Paulo recebeu nesta última semana a ABF Franchising Expo, denominada a maior feira de franquias do mundo. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e nesta edição teve mais de 470 expositores, sendo estes as principais empresas de franchising, shoppings
e fornecedores de lojistas.

Segundo a ABF, o segmento de franquias no Brasil cresceu 16,9% em 2011 atingindo um faturamento de R$88,8 bilhões, sendo assim um dos setores de maior expansão no País. Atualmente o franchising representa 2,3% do PIB brasileiro. O segmento de shoppings atingiu a marca de R$108 bilhões em faturamento em 2011 e o prognóstico continua positivo, pois existe a expectativa e a previsão de abertura de mais de 40 novos empreendimentos ao longo de 2013.

Franqueado Empreendedor

O mercado de franquias se tornou uma opção muito interessante para aqueles que querem empreender sem se preocupar em desenvolver uma nova marca, processos, negociar com fornecedores, enfim, todos fatores inclusos na criação de um novo negócio. As franquias, principalmente aquelas bem formatadas, vem com o pacote pronto e todo suporte e treinamento para que o franqueado tenha sucesso, basta ter o dinheiro para investir, o que em muitos casos é o impeditivo ou o fator principal de risco.

A boa notícia é que segundo o Sebrae a taxa de mortalidade das franquias é de 15%, contra 80% dos demais negócios, isto é, a chance de dar tudo errado, apesar de existir, é bem menor.

Muitas coisas me chamaram a atenção nesta feira, e creio que é um ótimo lugar para todo empreendedor ir, mesmo não querendo investir diretamente em franquias. De todas as essas coisas que me atentei, pontuo três:
  1. Incrível força e presença das franquias de alimentação, é impressionante como os maiores grupos estão neste ramo e com uma força sem igual, além disso a maior variedade de negócios também está neste ramo. Continua sendo a força maior e permeando os sonhos de possíveis franqueados.

  2. O segundo ponto é a ascensão das franquias que envolvem algum conceito de sustentabilidade e saúde, seja em uma alimentação mais saudável e menos prejudicial ao ser humano, produtos naturais orgânicos, até cursos na área.

  3. Achei muito interessante o surgimento de mais franquias na área de construção civil. Não é dúvida para ninguém que vivemos um crescimento muito grande neste mercado e faltam profissionais qualificados. Neste espaço surgiram algumas franquias de preparação e treinamento de profissionais, bem como de gestão de construções e reformas.
Se você quiser saber um pouco mais da ABF, ver opções de franquias e pesquisar sobre o assunto. Dê uma passada em http://www.portaldofranchising.com.br/.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More