sábado, 10 de dezembro de 2011

Eventos - Br NewTech: Resultados e impactos no ano para o empreendedorismo

Esta semana, recepcionados pela Vivo/Telefônica, que começou a se envolver fortemente no mundo do empreendedorismo com o programa de aceleração Wayra, Bedy Yang (fundadora do Brazil Innovators) e Flavio Pripas (do fundador do Fashion.me) apresentaram mais uma edição do BRNewTech, o evento de empreendedorismo digital brasileiro que ganhou a maior atenção de empreendedores e principalmente de investidores do Brasil e de outras partes do mundo, incluindo Vale do Silício.

O BRNewTech, que completa um ano essa semana, desde sua primeira edição só ascendeu ao sucesso, trazendo sempre consigo uma rede de empreendedores engajados em desenvolver negócios e investidores dispostos a instruir empreendedores em como construir uma boa estratégia de negócios. Acabou que este evento impulsionou um ambiente de desenvolvimento de negócios no Brasil, sendo fonte de inspiração para que acontecessem outros eventos regionais organizados pelos próprios empreendedores na maioria das vezes.

Como sempre, desta vez estavam presentes muitas "celebridades" da cena empreendedora brasileira: Felipe Matos fundador da aceleradora Startup Farm; Cássio Spina; fundador da rede de investidores anjo Anjos do Brasil; Marco Gomes, fundador da boo-box; Daniel Izzo, sócio do fundo de venture capital para negócios de impacto social Vox Capital; Diego Remus do site de notícias de empreendedorismo e startups Startupi; Ted Rogers sócio da Arpex Capital e muitos outros além dos fundadores de algumas startups como Ledface, Agendor e Colorcube Games.

Cada um dos palestrantes teve oportunidade de compartilhar um pouco do que foi destaque para ele neste ano e dentre os aspectos mencionados destaco alguns deles abaixo:

  • Aumento na qualidade e conhecimento dos empreendedores;
  • Difusão de uma cultura importada do Silicon Valley, berço de gigantes da tecnologia;
  • Mudança no pensamento e comportamento dos empreendedores brasileiros;
  • Reavivamento no ambiente startup no mundo, "pós-bolha", fazendo com que investidores acordassem e empreendedores agissem;
  • O crescimento de uns 300% no número de fundos que investem em empresas startups e um crescimento talvez ainda maior no número de empreendedores de startups no Brasil;
  • Aumento drástico no número de programas de aceleração, talvez chegando a dezenas, com destaque para o Startup Farm que teve duas edições (SP e RJ) e agora está com as inscrições abertas para quem quiser participar em Belo Horizonte;
  • Destaque também na aceleradora que tem muito para crescer internacionalmente que é a 21212, que faz ponte Rio de Janeiro e New York, contando com muitos mentores em sua rede americana;
  • Expansão do conhecimento empreendedor através de um aprofundamento de temas como Business Model, Lean Startup, Customer Development e Open Innovation;
  • Criação da Associação Brasileira de Startups e da rede de investidores-anjo Anjos do Brasil;
  • Possível bolha de startups brasileiras nos próximos 2 anos, o que é normal, até que a economia esteja bem apropriada e acostumada ao surgimento dessas empresas.
  • Destaque do Brasil no cenário internacional, como sendo o próximo vale (do Silício!?) de oportunidades.
Quando souberem de outros eventos ou quiserem ajudar na divulgação nos escrevam (contato@startupdiario.com.br), que talvez possamos publicar algo a respeito. 

Grande abraço!

1 comentários:

O evento foi muito bom! Ótimo para conhecer um pessoal interessante e compartilhar experiências. Acho esse tipo de meetup indispensável para o fortalecimento da comunidade empreendedora brasileira.

Uma das coisas que me chamou bastante a atenção é em relação ao crescimento do ecossistema de startups e fundos de venture capital. Cenário positivo que está despertando a atenção global para o nosso país!

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More