segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resenha Livro: Zappos.com - No caminho do lucro e da paixão

O livro "Satisfação Garantida: No caminho do lucro e da paixão" ou "Delivering Happiness" em sua versão original em inglês, trata da história da vida de Tony Hsieh (ao que parece pronuncia-se "Shay"), asiático-americano, que em 1996 fundou a LinkExchange, que recebeu uma oferta de US$1 milhão cinco meses após sua fundação, contudo recusou essa oferta. Em 1998 a LinkExchange foi vendida para a Microsoft por US$265 milhões. Posteriormente Tony participou da criação de um e-commerce de sapatos que obteve quase nenhuma venda em 1999 e disparou para mais de US$1 bilhão em cerca de 10 anos e um portfolio que hoje inclui diversos tipos de produtos e não apenas sapatos.

Em seu livro, Hsieh conta a história de seu caminho empreendedor e mostra que de fato o que deve mover um verdadeiro empreendedor é a paixão e não o dinheiro, característica clássica de muitos grandes empreendedores.

Foi por volta dos seus 12 anos que criou seu primeiro negócio, após ter sua atenção chamada por um anúncio de um método manufatureiro de fazer broches (buttons) em casa, que lembrou-se de um catálogo chamado "Free Stuffs for Kids", no qual eram anunciadas as vendas por correio de produtos de até US$1, porém notou que não havia ninguém vendendo broches. Então, sua decisão foi de conseguir levantar capital, seu primeiro funding de US$100 veio de seus pais (angel investors) para investir neste negócio.

Após duas semanas de espera, o jovem garoto asiático recebeu a primeira encomenda de broche e seu primeiro dólar de vendas, que obviamente foi usado para amortizar sua dívida e, acreditem ou não, no mesmo mês já havia devolvido o dinheiro aos pais e fechado com lucro de US$100. O negócio durou todo seu ensino fundamental, período no qual conseguiu obter um faturamento de US$200 por mês.

Como fato curioso e de extrema valia: Ainda nos primeiros anos de faculdade, quando precisava estudar o conteúdo de um semestre inteiro em uma semana, Tony montou uma rede colaborativa de estudos onde os estudantes cadastrados recebiam 3 temas aleatórios dos 100 que poderiam cair na prova e tinham que dissertar a respeito, como um simulado. Além de aproveitar este conteúdo para seus estudos pessoais ele ainda lucrou, montando apostilas com as respostas dos alunos e vendendo-as para quem participou do grupo por US$20 cada. Crowdsourcing total!

Depois disso, ainda durante a faculdade, se aventurou em ser dono de uma lanchonete, onde começou a desenvolver o que futuramente faria parte da cultura da Zappos.com, a preocupação com o bom atendimento e suprindo as necessidades dos clientes.

O que tornou a Zappos famosa, além do seu crescimento rápido, foi a sua forte cultura com valores bem fundamentados e praticados, como transmitir UAU sempre, supreendendo o cliente; ser apaixonado e determinado; abraçar e conduzir mudanças; e fazer mais com menos.

Mas o que me marcou mesmo no livro é como Hsieh entregou sua vida literalmente a esse negócio, ele chegou a vender todos seus imóveis e bens numa situação em que a Zappos ainda estava em funcionamento, porém sem capital algum e não estava conseguindo nenhuma notícia positiva de receber investimentos, já que o mundo acabara de passar pelo boom das ponto-com e muit.

Sugiro a leitura deste livro para que aqueles que querem saber como lidar com as oportunidades de negócio que aparecem, entender o que é empreender com paixão e as dificuldades que deve estar disposto a passar e  mais importante do que tudo, para que repense, como eu o fiz, o que é mais importante na sua vida, será realmente esse negócio no qual está se envolvendo!?

Isso aí pessoal, se você leu algum livro que acha que tem uma ótima aplicação para empreendedores ou gostaria de transmitir seu ponto de vista àqueles que estão começando a empreender agora, não deixe de entrar em contato conosco no email: contato@startupdiario.com.br.

2 comentários:

Trata-se de um livro inspirador! Além do efeito empreendedor, a estratégia da construção de uma Cultura (com C maiúsculo) serve como lição para qualquer empresa. A leitura é satisfação garantida!

Muito bom o livro, li a versão original e realmente é inspirador!

Outro livro que seria legal comentar, é o "Você está Louco", do nosso brasileiro Ricardo Semler. Ele mostra todo o estilo de administração do Semler em sua empresa Semco SA. Se você pesquisar vai ver que é um modelo muito interessante pra ser aplicado em startups! Muito bom

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