segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Gerador de Ideias - Máquina de Água (?)

Toda semana quando estou voltando de uma de meus passeios prazerosos em Jundiaí, passo pelo Terminal Rodoviário do Tiete e me deparo com aquelas maquinas de venda de refrigerante, de snacks e até mesmo de livros. Pra quem não sabe, esse tipo de máquina se chama vending machine.

Mas outro dia estava com muita sede, apesar de ter acabado de beber água no meu squeeze, foi quando vi aquela vending machine exclusiva da Pepsi e fiquei pensando: "Pepsi é gostosa, mas eu queria um suco ou uma água fresca, é mais saudável!" (rsrs...). Depois disso fiquei imaginando, um lugar como o Parque do Ibirapuera, o Vila Lobos, o Parque da Cidade de Jundiaí, ou até mesmo o pequeno Parque Trianon localizado no meio do caos de São Paulo e pensando no número de pessoas que se exercitam naqueles locais ou simplesmente saem para caminhar na hora do almoço ou no fim da tarde.

Certamente que a muitas pessoas levam sua própria garrafa ou squeeze com água ou outra bebida saudável e durante sua estada naqueles parques sua bebida acaba, mas aí o que fazem? Algumas enchem no bebedouro do parque, enquanto outras preferem comprar outra bebida. Então porquê não fazer uma vending machine de água e de sucos!?

A minha ideia é que fosse uma máquina que permitisse a pessoa encher seu próprio recipiente com a bebida escolhida. Imagine o quanto de plástico seria economizado e a redução de custo que poderia ser repassada ao consumidor desse tipo de bebida. Além disso, ao contrário dos bebedouros públicos, comprando água na máquina estariam garantindo um mínimo de qualidade na bebida, podendo ainda oferecer sucos na mesma modalidade, talvez até disponibilizando copos descartáveis para quem precisasse.

Entendo que seja uma ideia meio suspeita de que traga bons resultados, mas o que me motivou a transmiti-la foi uma notícia que recebi recentemente via @peqempresas sobre um padeiro que criou uma vending machine para vender baguetes "frescas". Isso sem falar no japão que tem todo tipo de vending machine de flores, sorvete e cerveja até ovos, ração de peixe e guarda-chuva, afinal, empreendedor que é empreendedor vive se arriscando.

Existe uma forte tendência de inovação nas vending machines, vide uma ação da PepsiCo onde a máquina, com tela touch foi integrada a redes sociais como Facebook e Twitter, permitindo a uma pessoa mandar para outra um refrigerante de presente e gravar um vídeo com uma mensagem. A pessoa que recebeu o "presente" recebe um código para acessar em qualquer PepsiCo Social Vending Machine e retirar seu refrigerante. Mais abaixo o vídeo promocional.

Mas fica aí mais uma ideia e continuem participando do nosso Gerador de Ideias, podem mandar suas ideias ou sugestões via comentários ou pelo e-mail contato@startupdiario.com.br.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More