segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gerador de Idéias - Buscar Músicas Cantando

Reconhecimento de voz é algo que existe há algum tempo e música é um dos temas, ou melhor, setores que mais movimentam a internet.O próprio Google já vem testando pesquisa por voz e existem inúmeros aplicativos que escrevem o que você fala.

Mas, quantas vezes você já virou para um amigo seu ou outra pessoa e perguntou: "Lembra daquela música?" ou "Como chama aquela musica?" e ele respondeu "Qual?" e então você não lembrando nenhuma parte da letra, cantarolou utilizando o "nanananananana" ou o "lalalalalalaaaaaalalalala" ou "trololololololololololo".

O seus problemas acabaram, ou estão para acabar! Que tal a "Busca de Música por Cantaroladas"!!

Imagine que genial que você cantarolasse para o computador ou para seu smartphone e ele encontrasse a música que você está querendo. Indo ainda mais longe com a idéia: e se você ligasse para um número de telefone e pudesse fazer o mesmo!?

Eu sei que isso parece utópico, mas diversas coisas que vemos hoje pareciam utópicas há pouquíssimo tempo atrás. Para colocar isso no ar com eficácia deve ser muito difícil, mas não creio que seja impossível.

Se já existir algo do tipo, me falem, pois não tenho conhecimento.

Em relação a modelos de negócios para este serviço, existem vários se esta ferramenta funcionar bem, dentre eles venda de músicas (sem pirataria) e propaganda. É interessante notarmos que existem idéias / negócios / projetos onde o mais importante deixa de ser o próprio produto ou serviço e passa a ter como ativo mais valioso a tecnologia desenvolvida para tal aplicação. Um caso recente que conseguiu grande investimento devido a sua tecnologia é do aplicativo Color que conseguiu US$41 milhões em investimentos antes mesmo de lançar seu aplicativo, isso porque sua tecnologia é totalmente inovadora e disruptiva. Dentre os investidores um deles foi a Sequoia Capital, que já investiu em empresas como Dropbox, Meebo Inc., YouTube, Zappos., e viu o projeto como disruptivo e inovador, podendo transformar a economia, leia o artigo na íntegra.

Se você gostou da idéia e quer aplicá-la fique a vontade, se tem interesse em participar do Gerador de Ideias contribua enviando-nos as suas  ou suas dúvidas, críticas e sugestões. Deixe um comentário ou mande um email para contato@startupdiario.com.br.

Um abraço!

2 comentários:

Olá Nathan, antes de mais nada queria parabenizá-los pela iniciativa tanto do site quanto do Gerador de Idéias, realmente louváveis!!

Com relação à este artigo: "Buscar músicas cantando", encontrei em artigo no #Comofas?! que esclarece bem as iniciativas já existentes neste sentido, bem legal. Não testei nenhum, então não tenho como dizer se funcionam bem ou se o modelo de negócios é viável, mas talvez poderiam servir como benchmark operacional.

Espero que contribua para a discussão.

http://comofas.com/como-descobrir-o-nome-de-uma-musica/

Abs

Descobri algo que se assemelha... http://www.midomi.com/
=))

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More