sábado, 11 de junho de 2011

Startup Dica (rápida) - Pesquisa de Mercado [atualizado]



Antigamente, antes ao se iniciar um novo negócio ou o empreendedor ia as cegas ou ele ia as ruas fazer pesquisa de mercado. Contudo, hoje com o advento mais que abrangente da internet, você que pretende empreender com uma nova idéia, mesmo que não possua muitos dados sobre o seu mercado consumidor de pronto, é possível criar um relatório a partir de dados secundários previamente obtidos por outras instituições.

Por exemplo, se você quer abrir um e-commerce, precisa conhecer o seu publico alvo e para se obter dados sobre comportamento dos usuários da internet existe a agência IBOPE Nielsen que freqüentemente realiza grandes pesquisas a esse respeito, vide este briefing sobre o comportamento recente do consumidor em sites de e-commerce.

Bem como esta pesquisa, dados demográficos podem ser obtidos pelo site do IBGE ou sobre uma amostra específica da população podem ser obtidos em sites de instituições do próprio segmento.

Mais importante do que saber onde conseguir dados sobre o mercado, é saber quem é o seu público alvo, depois disso você já terá 1/3 do caminho percorrido para começar a elaborar uma pesquisa de mercado.

Gostaria de recomendar um vídeo do grande Pedro Sorrentino, que tem conseguido destaque no mundo empreendedor com seus ótimos Videocasts. No vídeo abaixo ele apresenta um conteúdo de muito mais qualidade e completo a sobre a respeito de testar o mercado e conhecer a opinião real das pessoas antes de lançar sua startup desse assunto.



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More