sexta-feira, 20 de maio de 2011

Startup Dicas - Onde se posicionar nas redes sociais [Infográfico]

No início do ano o CMO.com, que fornece insights sobre marketing digital, publicou o seu guia anual sobre o "cenário social" de 2010 e como os diferentes objetivos puderam ser atingidos através das diversas redes sociais.

Foram analisadas as principais redes sociais do mundo: Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, Youtube, Digg, StumbleUpon, Reddit e Tumblr. E considerados as seguintes dimensões para análise:
  • Verificar se comunicação com o consumidor pode ser considerada interativa, com grandes números de interações tanto mensagens de entrada (do usuário para a empresa), quanto de saída (da empresa para o usuário);
  • Boa e fácil exposição da marca, de acordo com o tipo de conteúdo que pode ser fornecido e a forma como os usuários poderão interagir uns com os outros a respeito (como o "Retweet" e os "Share");
  • Geração de tráfego para o site, como o Digg tem feito muito bem em muitos países com o compartilhamento de links de notícias.
  • Otimização com os diversos buscadores (Google principalmente), que é de extrema importância, pois hoje são os maiores responsáveis por tráfego para muitos sites.
Este estudo serve para mostrar que você pode usar cada rede social com um objetivo e não apenas gerar tráfego para o site de sua empresa e qual a melhor característica que foi notada em 2010 de cada uma.

Lembrando que o Brasil acaba por se diferenciar, pois dentre as redes sociais citadas ficou faltando o Orkut, que é hoje a rede social mais usada pelos brasileiros e está entre os três sites mais acessados no país, apenas perde para o Google.com.br e o Google.com. Segundo números do ComScore de novembro de 2010, apenas um em cada 4 brasileiros acessam o Facebook, enquanto que os outros 3 acessam o Orkut.

Sendo assim, deixo mais uma dica, quaisquer números globais que você analisar para tomar decisões estratégicas lembre-se de trazê-los para um contexto local e ver se as afirmações permanecem verdadeiras. Além disso, pesquise tendencias, pois apesar dessa superioridade do Orkut, seu crescimento foi cerca de dez vezes menor que o do Facebook em 2010.

Abaixo um infográfico sobre a eficácia de cada uma das redes sociais pesquisadas. Para visualizar melhor, clique na imagem com o botão direito e salve a imagem no seu computador.


0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More