segunda-feira, 4 de abril de 2011

Startup Dicas - Como escollher um investidor [infográfico]

Muitos empreendedores, antes mesmo de executar a idéia que tem em mente ficam pensando em como conseguir um investidor para financiar aquele projeto e crescer mais rápido, contudo muitos nem pensam nas implicações que isso traz, tanto para o negócio quanto para si mesmo.

Dependendo do tamanho do estágio de seu negócio, ele pode ou não ser considerado uma Startup e receber determinados tipos de investimentos, porém hoje o apetite por risco está tão elevado que até mesmo os investidores de mais alto calibre, como os Venture Capitalists (VC's), estão investindo em empresas recém criadas.

Sendo assim, o leque de capitalização dos empreendedores se expande, podendo estes conseguirem valores extremamente elevados, mesmo ainda nas fases iniciais, como aconteceu recentemente com a Color (veja uma ótima introdução ao assunto neste artigo do TechCrunch), startup que em seu pitch de lançamento arrecadou mais de US$40 milhões de um dos mais famosos grupo de VC's, o Sequoia Capital.

Com a possibilidade de investimentos estendida, aumenta-se a possibilidade de uma capitalização desnecessária ou insatisfatória, pois cada investidor tem um objetivo ao investir e estabelece um tipo sociedade, olhando para o negócio ou com paixão ou como mais uma possibilidade de investimento. Enquanto que o mesmo vale para os empreendedores que nem sempre querem abrir mão de participação societária ou que as vezes preferem seu próprio estilo de gestão, não gostando muito do intenso envolvimento dos capitalistas.

Abaixo um infográfico muito interessante que dá algumas dicas estratégicas na hora de escolher um investidor para seu negócio, variando entre Bootstrapping (investimento próprio), passando pelos Business Angels / Angel Investors (investidores anjos) até os fundos de Venture Capital e conforme sua necessidade financeira e motivos para conseguir funding (capital).



0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More