quinta-feira, 21 de abril de 2011

Palestra CJE com o Diretor da São Paulo Anjos

Na última terça feira (19/04/11) aconteceu na sede da FIESP, na avenida Paulista em São Paulo, mais uma das reuniões do Comitê de Jovens Empreendedores - CJE - da FIESP.

O CJE foi criado, teoricamente, para construir um país que capacita melhor seus jovens para montarem seu primeiro negócio e fomentar o amadurecimento do jovem empreendedor brasileiro.

Nesta reunião, o convidado especial foi Cássio Spina (@CassioSpina), Diretor da São Paulo Anjos, para falar um pouco da sua experiência como empreendedor e investidor.

Algumas dicas importantes foram destacadas e aproveito para trazer para vocês meus pensamentos a respeito do evento:

  • Busque aprender sempre. O ambiente empreendedor e de relacionamentos esta sempre em mutação, portanto continuemos freqüentando lugares diferentes e falando com pessoas de diversas características, pois isso pode nos ajudar também a identificar comportamentos que geram oportunidades de negócio

  • O erro vale mais que vale mais do que o acerto! Isso pode ser afirmado com convicção quando não sabemos explicar ou não entendemos o porque acertamos. Sendo assim, aprenda a dar mais valor e enxergar as lições que podem ser tiradas de seu fracasso, erro ou falha.

  • O empreendedor também deve fazer perguntas ao investidor! Se tornar sócio pode ser comparado a um casamento, foi o que Cássio mais disse no evento, pois empreendedor e investidor passam a compartilhar sonhos, objetivos, recursos, locais e tempo. Entenda que você como empreendedor também tem que saber se o investidor compartilha do seu objetivo/sonho para a empresa, para que no meio do caminho ele não desista ou haja conflito. Enquanto que o investidor deve estar disposto a "arriscar" tudo o que tem naquele negócio e desejar fazer parte, não apenas colocar o dinheiro e ficar observando os números.
  • Não deixar o desejo sobrepujar o feeling! Principalmente na contratação de pessoas, pois a dificuldade na contratação das pessoa certas, as vezes nos leva a escolher um candidato por características racionais/técnicas, contudo melhor acertar atrasado do que errar antecipado. Então siga seu feeling e sinta se é a pessoa certa.

  • Modelo de Negócio é mais importante do que Plano de Negócio. É uma idéia que também defendo, pois antes do planejamento temos que ter uma idéia e para colocar a idéia em execução não precisamos do Plano de Negócios, apenas disposição e um planejamento básico. Mais pra frente devo abordar este tema que causa tanta discussão.

  • Cuidado com o gestor. Muitas vezes a ligação entre o capital e o empreendedor é feita por meio de um fundo, certifique-se de que o gestor estará igualmente engajado no projeto durante todo o período acordado, esteja certo de haver uma segurança contratual para o investidor e o empreendedor no caso de problemas com o gestor do fundo durante o período de investimento do fundo no negócio.
Se você quer recomendar um evento ou relatar uma experiência sua em algum evento ou situação vivida, entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em poder transmitir em nosso site seu aprendizado.

Grande abraço.

1 comentários:

Caro Alex.
Agradeço seu post, pois conseguiu sintetizar de uma forma bem completa e precisa os principais pontos que tentei transmitir na palestra. Um verdadeiro "elevator pitch" ;-)
Abraços.
Cassio Spina

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More