quinta-feira, 3 de março de 2011

Dica - Seja a regra e não a exceção

Fácil é pensarmos que podemos ser ou que somos a exceção naquilo que fazemos, contudo temos de ficar atentos, pois ao final das contas, a regra de startups comuns eqüivale a 99% dos casos, sendo que apenas 1% se torna o nosso atual Google, Facebook, Twitter.

Não estou sendo pessimista, apenas realista, pois eu mesmo já me perguntei: “Se o Twitter e muitas outras antigas startups, que hoje são sucesso inicialmente não planejavam ser grandes como são, por que será que eu deveria?”. A resposta é simples, eles são uma exceção e não a regra dos modelos de startups.

As empresas mais conhecidas hoje (ex-startups) podem até nos inspirar, porém temos que ter em mente que cada um trilha seu próprio caminho e se estiver em seu coração ter um negócio independente do retorno financeiro, vá em frente, mas assumindo os riscos que enfrentará e as dificuldades que está disposto a passar (comida, água, internet e roupas tem um preço não se esqueça).

O oposto deve valer como dica também. Se você investe tempo, planejamento, desenvolvimento demorado e busca recursos financeiros, não significa que não possa ser uma grande startup de sucesso, mas apenas significa que você prefere minimizar a probabilidade de falência do seu negócio.

Seja sim um empreendedor sonhador, mas sonhe até onde a realidade alcança.

Este artigo foi inspirado no artigo publicado no site do TechCrunch, “Sorry Entrepreneurs: You’re Probably the Rule, Not the Exception


1 comentários:

O artigo "Seja a regra e não a exceção" reforça a idéia (ou melhor a obviedade) de é necessário planejar muito.
Parabéns Alex não apenas pela tradução mas pela síntese.

Sandro Lima - Zhimmo / AltaGroup

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More