segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Startup Dicas - Tem uma idéia? Saiba como começar

Recentemente eu tive uma idéia que achei muito boa, posteriormente devo compartilhá-la com vocês, contudo o que gostaria primeiro de compartilhar é o que aprendi com ela, em menos de um mês.

O processo da idéia, acredite ou não, se deu no metrô de São Paulo, quando eu estava pensando quais eram as dificuldades que eu encontro no mercado para tentar suprir ou os serviços que poderiam ser fornecidos de uma forma melhor, mais interativa ou menos custosa.

A idéia que tive não tinha nada de muito inovador, eu até suspeitava que existia algo semelhante, contudo nada encontrei na internet que se parecesse com o negócio imaginado, sendo assim, decidi seguir em frente para testar sua viabilidade comercial.

Antes de elaborar o tão clamado Plano de Negócios, resolvi fazer um esboço da minha idéia abordando tópicos como: quem são os agentes afetados pelo meu negócio e que tipo de networking e sócios eu precisaria, quem seria meu público alvo e porque, quem seriam os meus concorrentes e em que estava me diferenciando deles, qual a tecnologia que seria necessária e qual o modelo de negócio, ou seja, de que forma eu conseguiria lucros sustentáveis no longo-prazo.

Enfim, tudo isso que mencionei é possível escrever brevemente e de forma crítica em 3 páginas antes de você iniciar o trabalhoso plano de negócios. Sendo assim é isso que recomendo a todos, esbocem sua idéia de negócio numa folha, pergunte para familiares se eles já utilizaram o tipo de serviço que você quer criar e descubra quais as dificuldades que eles tiveram e o que não gostaram nos atuais prestadores de serviço e entenda muito bem como seus concorrentes ganham dinheiro e se você não criará um sistema que torne o atual ambiente de negócios mais complexo.


Seguindo estes passos básicos acredito que você conseguirá ter uma clareza inicial se o seu negócio será viável ou não e poderá se aventurar em iniciar o plano de negócios

Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua experiência empreendedora ou envie-nos suas dúvidas e sugestões.

Se você tem vergonha de seu comentário ou de sua idéia, por que acha que nós nos orgulharíamos em publicá-la? Então, por favor, não seja anônimo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More